Resumo:
O eventual trabalho realiza um estudo sobre a questão ambiental, e como vem sendo abordada
a Educação Ambiental no contexto escolar, a respeito dos impactos ambientais nos recursos
hídricos da região de Patos-PB. A pesquisa foi realizada em três escolas situadas em cidades
diferentes: Santa Teresinha, Patos e São José de Espinharas, a pesquisa procurou analisar os
conhecimentos dos alunos a respeito do meio ambiente e da preservação do mesmo, foi efetuada
no mês de novembro de 2010, os questionários detinham caráter objetivo e subjetivo. Verificou-
se nos resultados que os alunos não detêm os conhecimentos da situação que a região
se encontra, sendo que a poluição se alastra no rio Espinharas por contaminação de esgotos
fluindo para o seu leito, a população não têm se quer alguma informação. Os testes demonstram
que as escolas não estão incorporando a educação ambiental como forma de conscientizar
a população, nem tão pouco trabalha o meio ambiente no contexto interdisciplinar para os
discentes, dessa forma fica clara que se não houver interação na escola aluno e meio ambiente,
se torna quase que impossível a conscientização e preservação do meio ambiente.
Descrição:
TRINDADE, A. L. Educação ambiental como uma alternativa na preservação do rio Espinharas. 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.