dc.description.abstract |
Diante de um contexto histórico repleto de exclusão, as pessoas com deficiência (doravante PCD), por muito tempo foram afastadas das escolas com o argumento de que não conseguiriam acompanhar os outros alunos. Pensando em contribuir para uma melhor educação para esse público e uma melhor formação para os futuros professores, o presente trabalho busca trazer reflexões acerca dos temas inclusão, capacitismo e formação inicial de professores. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo e buscamos analisar qual a importância de uma formação inicial de professores sob a perspectiva da educação inclusiva no curso de Letras Espanhol no campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Entre os referenciais teóricos, utilizamos, principalmente, as ideias de Mantoan (2015), Medrado (2017), Aragón (2020), Dantas (2020) entre outros. Para levantamento de dados, aplicamos um questionário através do google forms, a fim de gerar dados sobre o conhecimento de alunos do 3º semestre e dos semestres finais (9º, 10º, 11º e 12º) sobre os temas em questão. Os resultados obtidos nos mostraram que há um diferencial entre esses dois grupos de alunos no que diz respeito a entender o que é a inclusão e o capacitismo, e isso nos levou a conclusão da importância dos componentes curriculares, nos quais suas ementas abordem o tema da inclusão, serem ofertados nos anos iniciais do curso, antes mesmo dos alunos chegarem à fase dos estágios supervisionados. |
pt_BR |