Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar os discursos-vozes de alunos com deficiência do Ensino Fundamental II, á vista de suas experiências e convivências em uma escola pública municipal de Catolé do Rocha - PB. Além de, fazer uma revisão crítica sobre os documentos legislativos que tratam da educação inclusiva e, consequentemente, também da inclusão social. Desse modo, buscamos entender melhor como a educação tem contribuido para o desenvolvimento pessoal das pessoas com deficiência (PCDs), atentando-se ao papel fundamental que a escola possui na formação consciente dos sujeitos. Na fundamentação teórica da pesquisa foram utilizados as reflexões de Bakhtin (1997; 2006), Fiorin (2020), Brait (2021) e Mantoan (2003), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo e bibliografica, com a utilização de questionários/roteiros para as entrevistas, juntamente a observação direta dos participantes. As análises mostram que apesar das políticas e leis de inclusão dos PCDs na educação, ainda é preciso discursões e debates no espaço escolar sobre a importância da inclusão. Elas mostram ainda que os PCDs colaboradores da pesquisa percebem a escola como um espaço de socialização e de um lugar que possibilitará a realização de sonhos e desejos profissionais.
Descrição:
Silva, Danielle Bezerra da. Educação inclusiva e PCDs no contexto escolar: vivências, vozes e relatos. 2022. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.