Resumo:
Os Estágios Supervisionados possuem um papel de suma importância na formação inicial do graduando do curso de Licenciatura, pois é por meio dele que vivenciamos as várias situações do ambiente escolar. Os estágios consistem também em constituir um primeiro contato do aluno estagiário com a sala de aula. Este trabalho teve por objetivo descrever as experiências vividas durante o Estágio Supervisionado II e III, ou seja, intervenções no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na Escola Municipal Professora Catarina de Sousa Maia e Escola Agrotécnica do Cajueiro, respectivamente, ambas localizadas na cidade de Catolé do Rocha/PB. Destaca-se que o estágio II foi realizado de forma híbrida, com 50% da turma de forma presencial e o estágio III foi desenvolvido de forma presencial com toda a turma. Por meio do desenvolvimento dos dois estágios, pode-se vivenciar realidades distintas devido a faixa etária, pois os alunos do Ensino Médio são mais autônomos e críticos, enquanto os alunos do ensino fundamental ainda estão se descobrindo. Mediante a tais vivências pode-se conhecer um pouco sobre o perfil dessas etapas de ensino, além da oportunidade de ter o contato direto com o futuro ambiente de trabalho docente, que contribuiu para o processo de formação profissional.
Descrição:
FERREIRA, Tibério Garco Fernandes. Prática pedagógica do estágio supervisionado na formação docente. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.