dc.contributor.author |
Ferreira, Tibério Garco Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-15T23:20:59Z |
|
dc.date.available |
2022-12-15T23:20:59Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28353 |
|
dc.description |
FERREIRA, Tibério Garco Fernandes. Prática pedagógica do estágio supervisionado na formação docente. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os Estágios Supervisionados possuem um papel de suma importância na formação inicial do graduando do curso de Licenciatura, pois é por meio dele que vivenciamos as várias situações do ambiente escolar. Os estágios consistem também em constituir um primeiro contato do aluno estagiário com a sala de aula. Este trabalho teve por objetivo descrever as experiências vividas durante o Estágio Supervisionado II e III, ou seja, intervenções no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na Escola Municipal Professora Catarina de Sousa Maia e Escola Agrotécnica do Cajueiro, respectivamente, ambas localizadas na cidade de Catolé do Rocha/PB. Destaca-se que o estágio II foi realizado de forma híbrida, com 50% da turma de forma presencial e o estágio III foi desenvolvido de forma presencial com toda a turma. Por meio do desenvolvimento dos dois estágios, pode-se vivenciar realidades distintas devido a faixa etária, pois os alunos do Ensino Médio são mais autônomos e críticos, enquanto os alunos do ensino fundamental ainda estão se descobrindo. Mediante a tais vivências pode-se conhecer um pouco sobre o perfil dessas etapas de ensino, além da oportunidade de ter o contato direto com o futuro ambiente de trabalho docente, que contribuiu para o processo de formação profissional. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Dalila Regina Mota de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino híbrido |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção |
pt_BR |
dc.title |
Prática pedagógica do estágio supervisionado na formação docente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |