Resumo:
Este trabalho destaca os desafios administrativos enfrentados pela gestão escolar municipal no meio educacional durante a pandemia e pós pandemia. A suspensão das aulas presenciais se deu com o aumento da COVID-19 causando impactos e os desafios ao retorno das aulas presenciais, em que foi necessário a adequação das práticas de ensino. Nesse contexto surge a seguinte questão, como os gestores da educação municipal de Livramento na paraíba planejaram e executaram o retorno das aulas presenciais pós pandemia covid-19? A partir dela definimos o seguinte objetivo: Compreender os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelos gestores nas escolas a nível fundamental do município de Livramento no retorno das aulas presenciais pós covid-19. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a gestora a frente da educação do município de Livramento-PB e as diretoras de duas escolas municipais. A análise dos resultados apontou para dois blocos de categorias, primeiro delas voltado para os desafios com a chegada da pandemia, tratando das dificuldades e das principais estratégias do ensino remoto e o segundo bloco voltado para o retorno das aulas presenciais, abordando o retorno das aulas, as ações do poder público, as principais dificuldades e impactos causados pela pandemia no retorno presencial e o desenvolvimento de estratégias para enfrentar esse contexto. Diante dos fatos analisados, as alternativas e estratégias encontradas pela gestão escolar do município, buscaram estimular os estudantes desenvolver a capacidade de aprender mais para a adaptação da nova realidade de ensino pós-pandemia com um esforço em conjunto entre gestores, docentes, funcionários, pais e alunos. Sugestões de futuras pesquisas são apontadas ao término do trabalho.
Descrição:
LEITE, Edieginy Nogueira Campos. Retorno das Aulas Presenciais Pós-Covid 19 no Município de Livramento - PB: desafios e estratégias na gestão da educação pública.2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Púbica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.