dc.contributor.author |
Leite, Ediéginy Nogueira Campos |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-16T02:28:10Z |
|
dc.date.available |
2022-12-16T02:28:10Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.207 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28358 |
|
dc.description |
LEITE, Edieginy Nogueira Campos. Retorno das Aulas Presenciais Pós-Covid 19 no Município de Livramento - PB: desafios e estratégias na gestão da educação pública.2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Púbica) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho destaca os desafios administrativos enfrentados pela gestão escolar municipal no meio educacional durante a pandemia e pós pandemia. A suspensão das aulas presenciais se deu com o aumento da COVID-19 causando impactos e os desafios ao retorno das aulas presenciais, em que foi necessário a adequação das práticas de ensino. Nesse contexto surge a seguinte questão, como os gestores da educação municipal de Livramento na paraíba planejaram e executaram o retorno das aulas presenciais pós pandemia covid-19? A partir dela definimos o seguinte objetivo: Compreender os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelos gestores nas escolas a nível fundamental do município de Livramento no retorno das aulas presenciais pós covid-19. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a gestora a frente da educação do município de Livramento-PB e as diretoras de duas escolas municipais. A análise dos resultados apontou para dois blocos de categorias, primeiro delas voltado para os desafios com a chegada da pandemia, tratando das dificuldades e das principais estratégias do ensino remoto e o segundo bloco voltado para o retorno das aulas presenciais, abordando o retorno das aulas, as ações do poder público, as principais dificuldades e impactos causados pela pandemia no retorno presencial e o desenvolvimento de estratégias para enfrentar esse contexto. Diante dos fatos analisados, as alternativas e estratégias encontradas pela gestão escolar do município, buscaram estimular os estudantes desenvolver a capacidade de aprender mais para a adaptação da nova realidade de ensino pós-pandemia com um esforço em conjunto entre gestores, docentes, funcionários, pais e alunos. Sugestões de futuras pesquisas são apontadas ao término do trabalho. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Brunno Fernandes da Silva Gaião |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão pública municipal |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia Covid-19 |
pt_BR |
dc.title |
Retorno das aulas presenciais pós-covid-19 no município de Livramento - Pb: desafios e estratégias na gestão da educação pública |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |