dc.description.abstract |
Em março do ano de 2020, o ensino brasileiro foi surpreendido com a suspensão das aulas presenciais, havendo a necessidade de distanciamento social para evitar o contágio do vírus da Covid-19, que no momento se apresentava em um grau elevado de contaminação. No contexto da pandemia com as aulas remotas, houve a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas, gerando uma fragilidade importante nas instituições de ensino e a todos os professores das áreas de conhecimento, surgindo desafios a serem enfrentados por instituições, professores e alunos sobre os meios tecnológicos. Para professores de línguas estrangeiras, como o espanhol, perguntava-se se a utilização de recursos digitais seria eficaz para a aprendizagem. Nesse sentido, considerando o contexto da pandemia e o momento que a educação passava, esse trabalho tem como objetivo relatar desafios da docência na prática de um professor de espanhol que viveu sua primeira experiência nas aulas remotas na pandemia em uma escola da Rede Municipal da cidade do Congo nas turmas de 6° ao 9° ano do fundamental II no ano de 2021. Também serão apresentados
estudos teóricos acerca da temática e do uso dos meios tecnológicos baseados nos autores: Ferreira (2020), Vasconcelos (1995), SCHULZ (2009), Oliveira (2007), Torquato (2020), Da Silva e Da Silva Bezerra (2017), Viegas (2020), Deslauriers (1991), Senhoras (2020), Kensky (2003). Por fim, é de suma importância dizer que nossa pesquisa é de cunho qualitativo, entendendo-se que o resultado da pesquisa traz informações importantes sobre a experiência vivenciada e relatada nesse trabalho. |
pt_BR |