UEPB - Repositório Digital

Desafios do ensino de espanhol em tempos de pandemia da COVID 19: relato de experiência em uma escola da rede municipal da cidade de Congo - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feitosa, Alderí de Lima
dc.date.accessioned 2022-12-16T10:39:41Z
dc.date.available 2022-12-16T10:39:41Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28365
dc.description FEITOSA, A. L. Desafios do ensino de espanhol em tempos de pandemia da COVID 19: relato de experiência em uma escola da rede municipal da cidade de Congo - PB. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Em março do ano de 2020, o ensino brasileiro foi surpreendido com a suspensão das aulas presenciais, havendo a necessidade de distanciamento social para evitar o contágio do vírus da Covid-19, que no momento se apresentava em um grau elevado de contaminação. No contexto da pandemia com as aulas remotas, houve a necessidade de adaptação das práticas pedagógicas, gerando uma fragilidade importante nas instituições de ensino e a todos os professores das áreas de conhecimento, surgindo desafios a serem enfrentados por instituições, professores e alunos sobre os meios tecnológicos. Para professores de línguas estrangeiras, como o espanhol, perguntava-se se a utilização de recursos digitais seria eficaz para a aprendizagem. Nesse sentido, considerando o contexto da pandemia e o momento que a educação passava, esse trabalho tem como objetivo relatar desafios da docência na prática de um professor de espanhol que viveu sua primeira experiência nas aulas remotas na pandemia em uma escola da Rede Municipal da cidade do Congo nas turmas de 6° ao 9° ano do fundamental II no ano de 2021. Também serão apresentados estudos teóricos acerca da temática e do uso dos meios tecnológicos baseados nos autores: Ferreira (2020), Vasconcelos (1995), SCHULZ (2009), Oliveira (2007), Torquato (2020), Da Silva e Da Silva Bezerra (2017), Viegas (2020), Deslauriers (1991), Senhoras (2020), Kensky (2003). Por fim, é de suma importância dizer que nossa pesquisa é de cunho qualitativo, entendendo-se que o resultado da pesquisa traz informações importantes sobre a experiência vivenciada e relatada nesse trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Língua Espanhola pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.title Desafios do ensino de espanhol em tempos de pandemia da COVID 19: relato de experiência em uma escola da rede municipal da cidade de Congo - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta