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Habilidades e competências no setor público: relacionando teoria e prática

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dc.contributor.author Dantas, Pollyana Nóbrega
dc.date.accessioned 2022-12-19T13:24:28Z
dc.date.available 2022-12-19T13:24:28Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 351
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28406
dc.description DANTAS, P. N. Habilidades e competências no setor público: relacionando teoria e prática. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A demanda atual por profissionais capacitados e qualificados, tem atingido todo o âmbito organizacional, especialmente as organizações públicas, em que o principal recurso e o mais difícil de manter motivado é o capital humano e para solucionar essa problemática foram instituídas aos servidores públicos habilidades e competências que contribuem para atingir o grau de desempenho do serviço público. Nesse sentido, a problemática desta pesquisa buscou saber: quais as habilidades e competências que estão sendo aplicadas pelos colaboradores do Setor do Apoio Administrativo da Subseção Judiciária de Patos-PB? O objetivo central deste estudo foi identificar quais as habilidades e competências necessárias para um gestor no setor público, analisando o setor administrativo de um Órgão Público Federal. Os objetivos específicos são: apresentar o órgão público e o setor de análise, conhecer o perfil dos colaboradores que fazem parte do setor, demonstrar as habilidades e competências exercidas pelos servidores ao realizar suas atribuições e estabelecer uma conexão entre a teoria discutida e a prática desenvolvida. O estudo se justifica, numa perspectiva científica, por contribuir no avanço de futuras pesquisas, numa perspectiva pessoal, por demonstrar a importância do estágio supervisionado e numa perspectiva social, por transmitir à sociedade a atual preocupação da administração pública. Para a realização desta pesquisa, aplicou-se da técnica de estudo de caso, com os colaboradores do Setor do Apoio Administrativo da Subseção Judiciária de Patos-PB, composto por um supervisor e um estagiário. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas. E como resultados obteve uma predominância de uma habilidade no setor, e que há competências que são priorizadas na construção de um gestor. Em face do exposto, o estudo depreende que o nível organizacional pode estar relacionado com a habilidade que mais se destacou e que as competências fazem parte de uma conjuntura da visão sistêmica da organização, atrelada à própria percepção profissional do gestor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Odilon Avelino da Cunha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão pública pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Habilidades pt_BR
dc.title Habilidades e competências no setor público: relacionando teoria e prática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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