Resumo:
A aversão, a dificuldade e o medo da matemática apresentados por alguns estudantes desde o Ensino Fundamental, Ensino Médio e até em cursos de Graduação, gerou uma curiosidade e uma ânsia por esclarecer que, diferentemente do que muitos pais ou professores possam acreditar, esses discentes não são “preguiçosos” ou “menos esforçados” que os demais. Para isso, faz-se necessário conhecer e esclarecer o transtorno da Discalculia. Esse transtorno gera um atraso que está diretamente ligado às habilidades e competências previstas na aquisição dos conhecimentos matemáticos e ele pode manifestar-se no surgimento de erros relacionados à sapiência dos números, na contagem e na resolução de problemas. Portanto, o presente trabalho é um estudo que busca investigar, tendo como suporte metodológico uma revisão narrativa da literatura, o tema e os seus principais elementos relacionados e definidores. No decorrer do trabalho é feito um mapeamento
das diversas visões sobre o fenômeno investigado, perpassando desde a perspectiva anatomofisiológica e de substrato biológico até concepções sociopsicológicas e didático-pedagógicas da Discalculia. Também são apresentadas algumas definições sobre Transtornos de Aprendizagem, Distúrbios de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem, concluindo-se que a formação adequada do professor é crucial nesses casos.
Descrição:
OLIVEIRA, C. L. Discalculia: uma revisão narrativa da literatura. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.