UEPB - Repositório Digital

Gestão das escolas técnicas da cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da pandemia da Covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Elizangela Silva de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-12-20T11:53:58Z
dc.date.available 2022-12-20T11:53:58Z
dc.date.issued 2022-11-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 370.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28450
dc.description DANTAS, E. S. O. Gestão das escolas técnicas da cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da pandemia da Covid-19. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O surgimento do vírus letal em Wuhan, na China, marcou o final de 2019. O vírus se espalhou rapidamente pelo mundo, tornando-se uma pandemia declarada como Covid-19. As pessoas foram orientadas pelas autoridades a se isolarem e evitarem interações sociais na tentativa de interromper sua transmissão. O tema deste trabalho relatou a importância da “Gestão das Escolas Técnicas da Cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da Pandemia da Covid-19”. O presente estudo teve como objetivo avaliar os impactos e desafios da gestão das escolas técnicas da Cidade de Patos- em tempos de pandemia da Covid, ressaltando as estratégias, metas e as ferramentas tecnológicas utilizadas no processo das aulas remotas. A metodologia utilizada foi embasada no método qualitativo, como a técnica exploratório-descritiva. Para coleta de dados foi realizado a aplicação de questionário aberto com as cinco Escolas Técnicas da Cidade de Patos - Colégio Santo Expedito, Escola de Ciências da Saúde de Patos (ECISA), Instituto Educacional Vera Cruz, ITEC e Residência Educação. O questionário aberto foi realizado pelos gestores educacionais. Como resultado e discussão da pesquisa chegaram a seguinte avaliação: cada gestor das escolas técnicas buscou realizar um planejamento de ações que se adequasse a cada instituição diante do cenário da pandemia, disponibilizando cursos de capacitação para os docentes, colaboradores, e principalmente, para os alunos, a partir de um levantamento de informações acerca dos maiores impactos, dificuldades, desafios e expectativas diante da utilização das tecnologias digitais. Aqui se conclui que, as Escolas Técnicas da Cidade de Patos, como as demais instituições de ensino no Brasil foram impactadas tanto qualitativamente como quantitativamente. Qualitativamente devido as modificações na modalidade de ensino, do presencial para o remoto que, em alguns casos, provocou maior dificuldade no aprendizado, e quantitativamente, pois essas modificações trouxeram algumas dificuldades de adequação por parte dos alunos o que consequentemente acabou provocando a evasão escolar. Diante do panorama que assolou a comunidade mundial, que foi a pandemia, levou especialmente, as organizações de ensino a ingressaram no sistema remoto, a fim de amenizar os prejuízos acadêmicos e financeiros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Aretuza Candeia de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Educação Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.title Gestão das escolas técnicas da cidade de Patos-PB: impactos e desafios em tempos da pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta