Resumo:
O modal rodoviário é o principal meio de transporte de pessoas e de mercadorias no país, contando com um imenso crescimento no trânsito de veículos. Devido a isso, é comum que ocorra um desgaste acelerado e consequentemente uma maior demanda por reparos nas estradas. No decorrer destes reparos uma quantidade significativa de resíduos é gerada, os quais demonstram grande potencial de reciclagem. Este material reciclado é denominado pela nomenclatura inglesa de Reclaimed Asphalt Pavemente (RAP). No entanto, para a reutilização deste material é necessário que ocorra a recuperação de suas propriedades e a aplicação de técnicas capazes de tornar o RAP um material trabalhável, surgindo assim a proposta dos agentes rejuvenescedores. Esta análise experimental, baseou-se no estudo reológico do ligante asfáltico com penetração 50/70 modificado pela borra do óleo de soja nos teores de 7% e 9%, após processo de secagem em estufa a 65°C por 72 horas, com o objetivo de reduzir a viscosidade para o uso em misturas asfálticas recicladas. A metodologia aplicada compreendeu a caracterização das amostras de ligante por meio da realização dos ensaios de viscosidade rotacional e performance grade antes e após o Rolling Thin-Film Oven (RTFO), e por fim o ensaio de Multiple Stress Creep and Recovery (MSCR). Os resultados mostraram que aplicação da borra do óleo de soja seca gerou um ganho de viscosidade no ligante asfáltico, indo contra a proposta que motivou este estudo. O modificador também não foi capaz de reduzir a temperatura de PG do ligante puro. Os ligantes asfálticos modificados se apresentaram mais suscetíveis à deformação permanente que o ligante puro. Assim, a borra do óleo de soja seca mostrou-se ser uma aplicação ineficiente quando utilizado como agente rejuvenescedor em em misturas asfálticas recicladas.
Descrição:
CASTRO, José. Investigação reológica de ligante asfáltico com borra do óleo de soja seca para uso em misturas asfálticas recicladas. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.