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Investigação reológica de ligante asfáltico com borra do óleo de soja seca para uso em misturas asfálticas recicladas

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dc.contributor.author Castro, José Lucas da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-20T19:24:08Z
dc.date.available 2022-12-20T19:24:08Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.other CDD
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28460
dc.description CASTRO, José. Investigação reológica de ligante asfáltico com borra do óleo de soja seca para uso em misturas asfálticas recicladas. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O modal rodoviário é o principal meio de transporte de pessoas e de mercadorias no país, contando com um imenso crescimento no trânsito de veículos. Devido a isso, é comum que ocorra um desgaste acelerado e consequentemente uma maior demanda por reparos nas estradas. No decorrer destes reparos uma quantidade significativa de resíduos é gerada, os quais demonstram grande potencial de reciclagem. Este material reciclado é denominado pela nomenclatura inglesa de Reclaimed Asphalt Pavemente (RAP). No entanto, para a reutilização deste material é necessário que ocorra a recuperação de suas propriedades e a aplicação de técnicas capazes de tornar o RAP um material trabalhável, surgindo assim a proposta dos agentes rejuvenescedores. Esta análise experimental, baseou-se no estudo reológico do ligante asfáltico com penetração 50/70 modificado pela borra do óleo de soja nos teores de 7% e 9%, após processo de secagem em estufa a 65°C por 72 horas, com o objetivo de reduzir a viscosidade para o uso em misturas asfálticas recicladas. A metodologia aplicada compreendeu a caracterização das amostras de ligante por meio da realização dos ensaios de viscosidade rotacional e performance grade antes e após o Rolling Thin-Film Oven (RTFO), e por fim o ensaio de Multiple Stress Creep and Recovery (MSCR). Os resultados mostraram que aplicação da borra do óleo de soja seca gerou um ganho de viscosidade no ligante asfáltico, indo contra a proposta que motivou este estudo. O modificador também não foi capaz de reduzir a temperatura de PG do ligante puro. Os ligantes asfálticos modificados se apresentaram mais suscetíveis à deformação permanente que o ligante puro. Assim, a borra do óleo de soja seca mostrou-se ser uma aplicação ineficiente quando utilizado como agente rejuvenescedor em em misturas asfálticas recicladas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador Prof. Me. Osires de Medeiros Melo Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aslfalto pt_BR
dc.subject Propriedades pt_BR
dc.subject Viscosidade pt_BR
dc.title Investigação reológica de ligante asfáltico com borra do óleo de soja seca para uso em misturas asfálticas recicladas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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