Resumo:
No contexto do ensino de Física no ensino médio podemos ressaltar as críticas referentes a um ensino técnico, mecânico e cansativo, por outro lado, podemos destacar uso de temas capazes de despertar a curiosidade e o interesse dos indivíduos sugeridos pela BNCC, como a Astronomia, para proporcionar aulas de Física e de Ciências mais atrativas. A Astronomia esteve presente como saber comum desde os primórdios da humanidade e depois se tornou uma área do conhecimento que deu suporte para o desenvolvimento da sociedade e, como ciência observacional, é capaz de relacionar diversos conteúdos curriculares e por isso destacamos a importância de ela estar presente no ensino básico. O presente trabalho relata uma pesquisa empregada na cidade de Araruna-PB com professores de Física de duas escolas públicas com o intuito de verificar quais fatores acabam por manter a Astronomia afastada da sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas que verificavam se a Astronomia está presente ou não nas aulas de Física da amostra e quais fatores fomentavam sua ausência em casos negativos. As entrevistas foram gravadas e transcritas e os dados foram organizados em categorias para análise. Como resultado encontramos fatores como um currículo que não favorece temas variados da sala de Física, a dificuldade de encontrar materiais didáticos adequados e a ausência de discussões mais profundas a respeito da Astronomia como ciência durante a graduação.