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Literatura infantojuvenil, exclusão escolar e letramento literário: uma proposta de sequência didática para turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, através da fábula Flicts de Ziraldo

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dc.contributor.author Santos, Amanda Cavalcante dos
dc.date.accessioned 2022-12-21T10:51:27Z
dc.date.available 2022-12-21T10:51:27Z
dc.date.issued 2022-03-07
dc.identifier.other CDD 302
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28482
dc.description SANTOS, A. C. dos. Literatura infantojuvenil, exclusão escolar e letramento literário: uma proposta de sequência didática para turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, através da fábula Flicts de Ziraldo. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A exclusão social é um fenômeno progressivo que vem atingindo a sociedade brasileira há muito tempo. Dessa forma, enquanto fenômeno, a exclusão social se desenvolve através dos seus diversos tipos, tendo como exemplo a exclusão escolar. Sendo assim, enquanto problemática, a exclusão escolar afeta milhares de crianças e adolescentes brasileiros que são expostos, todos os dias, a essa árdua realidade dentro dos ambientes escolares do país. Por isso, nossa pesquisa tem como objetivo geral propor uma sequência didática para turmas do 6º ano do ensino fundamental II, visando o conhecimento, reflexão e discussão acerca da exclusão escolar. Para alcançar esse objetivo, utilizamos o gênero fábula, através da obra Flicts, de Ziraldo. Já como objetivos específicos, procuramos: 1º: discutir sobre os principais aspectos referentes à exclusão social e seus tipos, em especial, a exclusão escolar; 2º: evidenciar a importância da literatura infantojuvenil para o indivíduo e para a sociedade; 3º: apresentar como a obra Flicts reflete a sociedade brasileira. Para tanto, nossa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, amparando-se, assim, no seguinte aporte teórico: Cademartori (2006); Rodrigues (2013); Vargas Antunes (2016); Costa e Ianni (2018); Cosson (2018); Coelho (2000); dentre outros autores/pesquisadores que muito contribuíram para a realização desta pesquisa. Após a análise dos dados, os resultados da pesquisa nos levam ao entendimento de que o conjunto de fatos presentes na obra Flicts reflete bem como as atitudes excludentes realmente acontecem na sociedade e como esse processo vai se desenvolvendo com o passar do tempo e se tornando gradativo. Portanto, concluímos, então, que é possível utilizar a sequência didática, agregada à literatura infantojuvenil através da fábula Flicts, como instrumento de conscientização humana e transformação social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Exclusão social pt_BR
dc.subject Literatura infantojuvenil pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Flicts pt_BR
dc.title Literatura infantojuvenil, exclusão escolar e letramento literário: uma proposta de sequência didática para turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, através da fábula Flicts de Ziraldo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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