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A crise ambiental que atinge a contemporaneidade requer conscientização e mobilização para não comprometer o futuro das próximas gerações. E essas alternativas passam pela construção de sujeitos conscientes, sujeitos ecológicos – de posturas preservacionistas em relação ao planeta (CARVALHO, 2012). Tais posturas passam pela escola, por todas as disciplinas. No entanto, a temática ambiental, na sala de aula, esbarra em bases fixas e no modelo tradicional. Há, portanto, a necessidade de romper as barreiras que dificultam a construção de uma consciência ecológica, voltada para o meio ambiente e sua preservação. Nesse viés, acredita-se que os conteúdos sociais presentes nas obras literárias, e a influência que tais obras exercem sobre o leitor, pode levar esses sujeitos à mobilização social (CÂNDIDO, 2010). E ainda, o ensino de literatura pode oportunizar aos sujeitos leitores a conscientização e a busca por novos e criativos caminhos para minimizar a crise ambiental. A partir dessas reflexões, objetivou-se analisar e interpretar obras de poetas e prosadores contemporâneos brasileiros que discutem a temática ambiental, observando como se efetivou a relação entre literatura e meio ambiente, nessas obras. E, ainda, produzir oficinas – que ajudem a formar uma consciência ambiental, a partir do literário – para licenciandos (as) e alunos (as) do ensino básico. Enfim, discutir a importância do texto literário para a formação de sujeitos leitores preocupados com o meio ambiente, ecologicamente orientados, na visão de Carvalho (2012). Utilizou-se como referencial teórico Garrard (2006) que introduz os estudos ecocríticos, a relação entre ser humano e meio ambiente; Cândido (2010); Capra (2008) e Carvalho (2012). Para atingir os objetivos, optou-se pela pesquisa aplicada de abordagem, qualitativa. E em relação aos procedimentos técnicos, bibliográfica e documental, utilizando como corpus obras literárias. Os resultados e discussões destacaram algumas contribuições (metodológicas e didáticas) do texto literário para a formação de sujeitos ecológicos. E ainda, que trabalhar a questão ambiental numa perspectiva literária significa ir além das visões estereotipadas de educação e consciência ambiental. Concluiu-se que a partir do literário é possível discutir o ambiental na escola, sem o peso da ação pedagogizante das disciplinas voltadas especificamente, para as questões ecológicas. |
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