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A influência do Português brasileiro no vocabulário de crianças portuguesas: reflexões sobre o preconceito e a intolerância linguística

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dc.contributor.author Oliveira, Raiane Gomes de
dc.date.accessioned 2022-12-23T14:38:30Z
dc.date.available 2022-12-23T14:38:30Z
dc.date.issued 2022-12-23
dc.identifier.other CDD 469.071
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28506
dc.description OLIVEIRA; R. G. A influência do Português brasileiro no vocabulário de crianças portuguesas: reflexões sobre o preconceito e a intolerância linguística. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O preconceito linguístico é um fenômeno bastante recorrente em rodas de conversas, jornais, redes sociais, revistas, entre outros meios, mas ainda é uma temática pouco debatida. Sendo assim, perante a um acontecimento envolvendo a área linguística, o presente trabalho tem como objeto de pesquisa, uma notícia emitida pelo Diário de Notícias, um dos jornais mais populares de Portugal, que trouxe um assunto debatido por pais, professores e linguistas nos últimos meses do ano de 2021. Segundo o jornal, pais portugueses identificaram palavras do Português Brasileiro no vocabulário de seus filhos e se preocuparam. Os educadores atribuem esse acontecido ao confinamento causado pela pandemia do vírus COVID 19. Portanto, objetivamos, de modo geral, analisar se há ou não preconceito linguístico na notícia emitida pelo Diário oficial de Portugal. Especificamente, buscamos compreender as razões da inquietação dos pais portugueses a respeito da aquisição de palavras do português brasileiro por parte de seus filhos; analisar se essa aversão ao contato com a nossa língua significa intolerância ou preconceito ao Português Brasileiro; e, ainda, investigar o posicionamento de alguns internautas através dos comentários do site Diário de Notícia, a respeito do acontecido. Tratando em analisar tal acontecimento, nossa pesquisa, de natureza qualitativa, cassifica-se como documental, descritiva e explicativa e foca na análise dos depoimentos dos sujeitos envolvidos no caso, a fim de alcançar os objetivos pretendidos. Com o aporte teórico de Bagno (2020; 2015), Bortoni-Ricardo (2021), Faraco (2019), Leite (2021) e outros, construimos uma linha de acontecimentos da evolução da língua portuguesa e sua chegada ao Brasil, também, discutimos sobre os conceitos de preconceito e intolerância linguística para o firmamento de nossa pesquisa. Os resultados obtidos apontaram marcas de preconceito e intolerância linguística nas falas dos pais e até mesmo dos especialistas ao se referirem sobre o acontecimento com o vocabulário das crianças portuguesas. Desse modo, esperamos que nossa pesquisa contribua para os estudos linguísticos acerca do preconceito linguístico do português brasileiro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Dra. Noelma Cristina Ferreira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Intolerância Linguística pt_BR
dc.subject Diário de notícias pt_BR
dc.title A influência do Português brasileiro no vocabulário de crianças portuguesas: reflexões sobre o preconceito e a intolerância linguística pt_BR
dc.type Other pt_BR


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