Resumo:
Partindo da ideia de que o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade da Educação
de Jovens e Adultos, há muitas décadas, esteve ligado aos pressupostos postulados
pelo método tradicional de ensino, esta pesquisa objetivou investigar o letramento
atualmente na EJA, a fim de discutir sua relevância para a formação dos alunos. Para
tanto, o desenvolvimento do trabalho se deu através da pesquisa bibliográfica por
meio da abordagem qualitativa e buscou-se refletir sobre as concepções e propostas
metodológicas utilizadas pelos estudos recentes e publicados entre os anos de 2015
a 2020 frente ao ensino de leitura e escrita, com o intuito de identificar ou não sua
eficácia, bem como sua proximidade em relação a perspectiva do letramento. Ao final
do estudo e por meio da análise e interpretação dos dados coletados, identificamos
que o ensino de língua na EJA embora tenha alcançado um progresso significativo
em torno das concepções de ensino de leitura e escrita, considerando sua importância
para o desenvolvimento social do aluno, a essência do modelo tradicional ainda
ressoa entre os muros das escolas. Diante disso, concluímos que ainda existe um
longo caminho a ser percorrido pela EJA e que as propostas metodológicas utilizadas
pelas pesquisas no ensino de leitura e escrita podem minimizar e/ou erradicar diversas
problemáticas existentes.
Descrição:
SANTANA, T. C. M. Letramento na educação de Jovens e adultos: uma revisão bibliográfica. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.