Resumo:
Concebendo a escola como ambiente formativo, destaca-se a necessidade de tornar a literatura surda presente nas práticas pedagógicas, a fim de proporcionar um ambiente que respeite às singularidades e particularidades do outro. Desse modo, em linhas gerais, a presente pesquisa abordará a relevância do trabalho com a literatura surda na rede regular de ensino. Nesse ínterim, tem-se como objetivo propor uma intervenção pedagógica com o texto literário intitulado A fábula da Arca de Noé (2014), do autor Cláudio Henrique Nunes Mourão em uma turma de 6° (sexto) ano do Ensino Fundamental II. Essa produção é, pois, de abordagem qualitativa, dado que é a partir dessa natureza metodológica que o pesquisador consegue observar sua investigação por uma ótica mais aguçada e reflexiva. O presente estudo possui caráter bibliográfico, exploratório e propositivo. No que tange aos pressupostos teóricos, lançamos mão de Fernandes (2020); Strobel (2008; 2013); Karnopp (2006); Quadros (2004); Gesser (2009); Mourão (2011); Kraemer (2012); Cosson (2018); entre outros que corroboraram para o construir dessa produção. A fábula escolhida como proposta de intervenção, permitirá ao leitor acessar um campo mais crítico-reflexivo que auxiliará na construção do seu eu-cidadão, e assim possibilitará vivenciar experiências ressignificantes, empáticas e inclusivas, além de proporcionar um encontro significativo entre dois grupos linguísticos: surdos e ouvintes. Desse modo, colaborando de forma direta e positiva para o tecer de uma sociedade mais justa, igualitária e plural.
Descrição:
MENDONÇA, J. da S. C. de. A literatura surda como resistência: uma estratégia inclusiva para a educação básica. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.