Resumo:
O Estágio Supervisionado é um período de grande valia para a formação do professor,
pois permite a experimentação de diferentes situações e eventos do cotidiano escolar,
bem como o contato com os alunos e com o professor de História durante o pleno
exercício de suas funções. Ao estagiar, o aluno em formação encontra caminhos de
construir novos conhecimentos, bem como utilizar teorias estudadas ao longo do curso
em prol de experiências em sala de aula observação e regência e, posteriormente, em
função de sua atuação profissional. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta
diferentes análises, discussões e apontamentos sobre a formação do professor de
História e as influências do estágio na construção do conhecimento e aquisição de
habilidades ligadas ao trabalho docente. Busca investigar as contribuições do Estágio
Supervisionado para a formação do professor de história, discutindo diferentes
subjetividades observadas tanto nos estudos de diferentes autores da área, quanto
pelas vivências e imersão em um ambiente de sala de aula que foram oportunizadas
pela experiência de estágio. Consiste, portanto, em um instrumento para a
compreensão da realidade envolvendo o ensino de História e das influências do
estágio para a vida do aluno em processo de formação.
Descrição:
BRITO NETO, C. R. de. As contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor de História. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.