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O ensino de História nas escolas santa-cruzenses apresenta enormes desafios aos professores. Dentre as muitas problemáticas, a falta de interesse dos estudantes pelo conteúdo histórico é umas das mais sensíveis. No município de Santa Cruz do Capibaribe - PE, constituído por uma maioria populacional de migrantes, as comunidades escolares, grosso modo, não possuem laços históricos com a comunidade local. A distância entre a vida prática discente e o que é apresentado nas aulas ajuda a explicar este desinteresse. A partir da inquietação gerada pelos desafios da realidade santa-cruzense, esta pesquisa estuda a bibliografia referente aos temas de ensino de História no Brasil, bem como as especificidades locais, para entender a formação do problema. Discute como o ensino de História local pode contribuir para o despertar do interesse pela História e para o desenvolvimento da consciência histórica (RÜSEN, 2001) nos alunos da Educação Básica do município. Este é o tema central de pesquisa, fio condutor para o desenvolvimento deste trabalho. Conclui-se que o ensino de História local (BITTENCOURT, 2017) constitui estratégia pedagógica capaz de aproximar o conhecimento histórico (BARROS, 2011) da realidade cotidiana dos estudantes (RÜSEN, 2010). Propõe-se a utilização de fotografias durante as aulas (ABUD, 2010), recurso para tornar o ensino mais dinâmico, pertinente e atrativo (PINSKY, 2010). A pertinência da pesquisa, ao tratar de tema que não é novo, encontra-se na discussão de métodos que aproximem o conhecimento histórico e realidade escolar (SEFFNER, 2019; CAVALCANTI, 2021). Para que as aulas de História em Santa Cruz do Capibaribe sejam motivo de entusiasmo e não de desestímulo à permanência na escola. |
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