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Resumo do TCC: Abordaremos as questões ligadas ao ensino sobre gênero e sexualidade na
perspectiva do ensino de História, com ênfase na análise crítica do Projeto
Político-Pedagógico (2021) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria
Elenita Vasconcelos Carvalho, na cidade de Pedra Lavrada - PB. Problematizando
as concepções e métodos pedagógicos descritos no Plano Político Pedagógico
como meios para a inserção de atividades voltadas para a construção de
conhecimento a respeito do ensino de História contextualizando com gênero e
sexualidade, com base no que determina as diretrizes educacionais. Esta análise
tem por objetivo problematizar a necessidade da elaboração e implantação de
políticas educacionais direcionadas ao público LGBTQIA + (A evolução da sigla para
designar diversas minorias sexuais e de gênero é uma resposta ao tamanho
espectro e das demandas da comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais,
transexuais, transgêneros, travestis, queers, pansexuais, agêneros, pessoas não
binárias e intersexo por mais visibilidade). Este trabalho analisa também os
discursos em torno do ensino da história social e as visões sobre o ensino sobre
gênero e sexualidade. Tendo em vista que a promoção de uma educação inclusiva e
plural, focada no respeito à diversidade como parte da formação cidadã é
legalmente determinada na Constituição Federal (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes
e Bases (BRASIL, 1996), Parâmetros Nacionais Curriculares - PCN’s (BRASIL,
1997), as Diretrizes Educacionais Nacionais (BRASIL, 2012) e pelas competências
gerais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Recorremos a
um aporte teórico que descreve e reforça a necessidade de aprimoramento das
experiências de aplicação das políticas já existentes, como Guacira Lopes Louro
(2004), Fernando Seffner (2021) e Michel Foucault (1988). Além disso, numa
tentativa de propor caminhos nos quais se alinhem: história, inclusão e ensino sobre
as problemáticas referenciadas. Construímos assim uma proposta de preparação
para os profissionais da educação e de conscientização para a comunidade escolar
através da reflexão acerca do referido PPP (2021) |
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