dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo discutir diferentes estratégias para aprendizagem dos alunos nas aulas de língua estrangeira, tendo como base as habilidades comunicativas (ler, escrever, ouvir e falar). Desse modo, apresentamos como objetivos específicos: a) apresentar um breve histórico da legislação do ensino
de espanhol no Brasil, para que se tenha conhecimento sobre o processo de promulgação dessas leis; b) discutir sobre o que prescrevem/orientam os documentos oficiais brasileiros (PCN, PCNEM E OCEM) sobre o ensino de espanhol, a fim de esclarecer as estratégias para as aulas de LE. Por conseguinte, esse trabalho contribui para que os docentes possam refletir sobre suas práticas pedagógicas e pensar em estratégias que estimulem os discentes a ampliar seus conhecimentos, não só com aulas no método tradicional, mas sempre que possível, desenvolver estratégias que chamem a atenção dos estudantes através da leitura, fala, escuta e escrita. A presente pesquisa é bibliográfica e tem como aporte teórico as pesquisas de Lima (2016) sobre uma proposta de ensino aplicada à língua espanhola com ênfase nas habilidades comunicativas: ler, escrever, escutar e falar.
Ainda nos baseamos nos Documentos Oficiais Brasileiros: Parâmetros Curriculares
Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Língua Estrangeira
(BRASIL, 1998) e também HELENA Consultoria Legislativa Língua Espanhola (2001).
A pesquisa em questão está estruturada em três capítulos, a introdução, que traz
uma visualização do que será apresentado na sequência. O segundo capítulo
denominado “O ensino de espanhol no Brasil”, trará um breve histórico da legislação
do ensino de espanhol no Brasil e também o ensino de espanhol nos principais
documentos oficiais brasileiros (PCN, OCEM e PCNEM). O terceiro capítulo,
falaremos sobre estratégias de ensino para as aulas de língua estrangeira,
fundamentados, principalmente, nos artigos de Lima (2016) e nos Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCN (1998), nele relatamos a importância do docente
utilizar diferentes estratégias e suas habilidades para que o discente possa
aprimorar seus conhecimentos. E por fim, as considerações finais. |
pt_BR |