Resumo:
Para muitos, a leitura ainda é considerada uma prática difícil, principalmente para a
sala de aula. Porém, existem muitas técnicas e estratégias utilizadas para fazer com
que essa leitura seja praticada de modo mais prazeroso, dentro e fora da sala de
aula; o círculo de leitura é uma delas. Com base nisso, este trabalho de conclusão
de curso propõe a leitura de uma obra do autor paraibano Ariano Suassuna, A
história de amor de Romeu e Julieta (1997), inspirada no clássico Romeu e Julieta
(1595), do dramaturgo inglês William Shakespeare, no 9º ano do Ensino
Fundamental. Para tanto, como fundamentação teórica, recorreu-se aos estudos
feitos por Rildo Cosson (2014) acerca do círculo de leitura e letramento literário;
Lajolo (2018) acerca da teoria do ensino de literatura; Spolin (2012) sobre o teatro e
as estratégias da dramaturgia; bem como aos documentos oficiais de ensino, a
exemplo da BNCC (2017) acerca do que se espera do ensino de dramaturgia, dentre
outros referenciais. Por fim, foi demonstrado um guia prático sobre as etapas do
círculo de leitura como estratégia para o uso do texto teatral em sala de aula.
Descrição:
RIBEIRO, T. E. de O. F. De Shakespeare à Suassuna: a história de amor de Romeu e Julieta nos círculos de leitura da educação básica. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.