Resumo:
O presente estudo tem como objetivo geralanalisar o Planejamento Estratégico
Escolar elaborado para a ECIT Pedro Terto da Cunha localizada no município de
Cacimbas - PB, para o enfrentamento da Pandemia procurando verificar até que ponto
a escola seguiu as orientações do Ministério da Saúde, da Educação e da Secretaria
de Educação do Estado da Paraíba.A pandemia trouxe desafios para a sociedade
mundial como um todo, afetando a vida das pessoas e de diversos setores da
sociedade, e as escolas sejam elas públicas e ou privadas também foram afetadas
pelo isolamento social, exigido para evitar o contagio do vírus. Porém, quando
olhamos para as escolas públicas brasileiras percebe-se que os desafios se
acentuaram durante a pandemia. Com a manutenção do isolamento social, a garantia
do ensino-aprendizagem de qualidade se esbarrou nas relações adaptadas entre
professores e estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito uso da
pesquisa qualitativa para analisar os dadoscoletados, bem como da pesquisa
bibliográfica, descritiva e explicativa. A ECIT Pedro Terto da Cunha, enfrentou os
mesmos desafios da maioria das escolas públicas do país, bem como fez uso das
mesmas estratégias de ensino, tais como: encontros mediados pelo computador,
atividades enviadas via plataformas e as orientações realizadas por aplicativos de
mensagens, contudo os problemas enfrentados também foram semelhantes, como a
exclusão digital e a falta de conectividade entre os estudantes, a pouca familiaridade
de docentes com as tecnologias de informação e comunicação, o abandono escolar e
a falta de investimentos na área, entre outros. Asações desenvolvidas durante a
elaboração do Plano estratégico da escola, resultaram em 90% de sucesso, pois as
demandas de todos que compõem a instituição estudada foram de certa forma
atendidas, porém não se pode fechar os olhos para os problemas aqui relatados. O
plano estratégico adotado pela escola, viabilizou a continuidade do ensino e da
aprendizagem, mesmo durante a pandemia, demonstrando que apesar dos desafios
para adaptação do ensino remoto, foi alcançado o objetivo principal, que foi a
continuidade das aulas e a diminuição da evasão escolar, mesmo sabendo que houve
perdas no processo de aprendizagem, que não podem ser relevadas, não se pode
negar que o plano estratégico aplicado na escola, alcançou seu objetivo.
Descrição:
TEIXEIRA, Deane Lima Cunha. Ações do plano estratégico da gestão estadual no período de pandemia na ECIT Pedro Terto da Cunha em Cacimbas – Pb. 2022. 24f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.