Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28644
Título: Ações do plano estratégico da gestão estadual no período de pandemia na ECIT Pedro Terto da Cunha em Cacimbas – Pb
Autor(es): Teixeira, Deane Lima Cunha
Palavras-chave: Plano de ação
Educação
Pandemia
Gestão democrática
Data do documento: 16-Dez-2022
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geralanalisar o Planejamento Estratégico Escolar elaborado para a ECIT Pedro Terto da Cunha localizada no município de Cacimbas - PB, para o enfrentamento da Pandemia procurando verificar até que ponto a escola seguiu as orientações do Ministério da Saúde, da Educação e da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.A pandemia trouxe desafios para a sociedade mundial como um todo, afetando a vida das pessoas e de diversos setores da sociedade, e as escolas sejam elas públicas e ou privadas também foram afetadas pelo isolamento social, exigido para evitar o contagio do vírus. Porém, quando olhamos para as escolas públicas brasileiras percebe-se que os desafios se acentuaram durante a pandemia. Com a manutenção do isolamento social, a garantia do ensino-aprendizagem de qualidade se esbarrou nas relações adaptadas entre professores e estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito uso da pesquisa qualitativa para analisar os dadoscoletados, bem como da pesquisa bibliográfica, descritiva e explicativa. A ECIT Pedro Terto da Cunha, enfrentou os mesmos desafios da maioria das escolas públicas do país, bem como fez uso das mesmas estratégias de ensino, tais como: encontros mediados pelo computador, atividades enviadas via plataformas e as orientações realizadas por aplicativos de mensagens, contudo os problemas enfrentados também foram semelhantes, como a exclusão digital e a falta de conectividade entre os estudantes, a pouca familiaridade de docentes com as tecnologias de informação e comunicação, o abandono escolar e a falta de investimentos na área, entre outros. Asações desenvolvidas durante a elaboração do Plano estratégico da escola, resultaram em 90% de sucesso, pois as demandas de todos que compõem a instituição estudada foram de certa forma atendidas, porém não se pode fechar os olhos para os problemas aqui relatados. O plano estratégico adotado pela escola, viabilizou a continuidade do ensino e da aprendizagem, mesmo durante a pandemia, demonstrando que apesar dos desafios para adaptação do ensino remoto, foi alcançado o objetivo principal, que foi a continuidade das aulas e a diminuição da evasão escolar, mesmo sabendo que houve perdas no processo de aprendizagem, que não podem ser relevadas, não se pode negar que o plano estratégico aplicado na escola, alcançou seu objetivo.
Descrição: TEIXEIRA, Deane Lima Cunha. Ações do plano estratégico da gestão estadual no período de pandemia na ECIT Pedro Terto da Cunha em Cacimbas – Pb. 2022. 24f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28644
Aparece nas coleções:EAD - GPM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deane Lima Cunha Teixeira.pdfPDF - Deane Lima Cunha Teixeira582.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito328.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.