UEPB - Repositório Digital

Gestão da escola cidadã integral e técnica e o princípio da eficiência: estudo de caso em uma escola pública de João Pessoa - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Sérgio Maurício da
dc.date.accessioned 2023-02-14T13:38:36Z
dc.date.available 2023-02-14T13:38:36Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.issn CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28647
dc.description COSTA, Sérgio Maurício da. Gestão da escola cidadã integral e técnica e o princípio da eficiência: estudo de caso em uma escola pública de João Pessoa - PB. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a Gestão da Escola Cidadã Integral e Técnica, quanto à utilização do Princípio da Eficiência nas ações dessa gestão, procurando verificar como ela deve ser executada, para ser exercida com excelência produzindo impactos positivos no desenvolvimento do ensino na escola. A forma como a Gestão Escolar atua é determinante nos resultados das metas do processo de ensino e aprendizagem. Daí a necessidade de seguir o Princípio da Eficiência aplicado na Administração Pública, que é determinante nesses resultados. A metodologia aplicada para este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica em artigos de reconhecida cientificidade e, concomitantemente, foi realizada uma pesquisa de campo mediante um questionário, com 10 perguntas, aplicado a 24 participantes voluntários pertencentes ao quadro de funcionários de uma escola cidadã na cidade de João Pessoa. Portanto, quanto ao resultado da pesquisa, verificou-se que a gestão da escola, objeto da pesquisa, é permeada no princípio da eficiência, apesar das dificuldades encontradas para sua completa implementação. No que se refere à conclusão, a pesquisa bibliográfica pertinente e o estudo de caso em uma Escola Cidadã Integral e Técnica serviram para que se tenha uma ideia clara e precisa sobre a sua gestão, servindo de parâmetro para outros estudos, conforme demonstrado nesse trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Mary Delane Gomes de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Princípio do eficiência pt_BR
dc.title Gestão da escola cidadã integral e técnica e o princípio da eficiência: estudo de caso em uma escola pública de João Pessoa - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta