Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a Gestão da Escola Cidadã Integral
e Técnica, quanto à utilização do Princípio da Eficiência nas ações dessa gestão,
procurando verificar como ela deve ser executada, para ser exercida com excelência
produzindo impactos positivos no desenvolvimento do ensino na escola. A forma
como a Gestão Escolar atua é determinante nos resultados das metas do processo
de ensino e aprendizagem. Daí a necessidade de seguir o Princípio da Eficiência
aplicado na Administração Pública, que é determinante nesses resultados. A
metodologia aplicada para este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica em
artigos de reconhecida cientificidade e, concomitantemente, foi realizada uma
pesquisa de campo mediante um questionário, com 10 perguntas, aplicado a 24
participantes voluntários pertencentes ao quadro de funcionários de uma escola
cidadã na cidade de João Pessoa. Portanto, quanto ao resultado da pesquisa,
verificou-se que a gestão da escola, objeto da pesquisa, é permeada no princípio da
eficiência, apesar das dificuldades encontradas para sua completa implementação.
No que se refere à conclusão, a pesquisa bibliográfica pertinente e o estudo de caso
em uma Escola Cidadã Integral e Técnica serviram para que se tenha uma ideia
clara e precisa sobre a sua gestão, servindo de parâmetro para outros estudos,
conforme demonstrado nesse trabalho.
Descrição:
COSTA, Sérgio Maurício da. Gestão da escola cidadã integral e técnica e o princípio da eficiência: estudo de caso em uma escola pública de João Pessoa - PB. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.