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Concepções de professores acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos

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dc.contributor.author Lucena, Aline Tavares de
dc.date.accessioned 2012-09-27T13:16:11Z
dc.date.available 2012-09-27T13:16:11Z
dc.date.issued 2012-09-27
dc.identifier.other CDD 371.92
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/286
dc.description LUCENA, A. T. de. Concepções de professores acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A escolarização do aluno surdo é um desafio para a criatividade de professores, diretores e outras pessoas envolvidas com a sua educação. Portanto, a existência de questões como: o aluno surdo tem as mesmas possibilidades de desenvolvimento que os demais alunos considerados “normais”? A educação f ormal supre as necessidades educacionais do aluno surdo? são pertinentes. Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções de professores que atuam em instituições de ensino regular (públicas e/ou privadas) na cidade de Campina Grande-PB acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos. Participaram desse estudo dez professores que ensinam a alunos surdos em instituições de ensino regular (públicas e/ou privadas) desta cidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas registradas em um aparelho digital, e posteriormente transcritas, agrupadas e categorizadas em: concepções dos professores acerca da surdez; tipo de comunicação utilizado pelo professor com o aluno surdo; nível de capacitação (qualificação) dos professores para atender as necessidades educacionais dos alunos surdos; metodologias utilizadas no processo ensino-aprendizagem; principais dificuldades encontradas no processo ensinoaprendizagem; percepções dos professores acerca da interação dos alunos surdos com os demais alunos; percepções dos professores acerca da garantia do sucesso do aluno surdo no ensino regular. Os resultados obtidos no estudo demonstraram que a maioria dos professores compreende a surdez a partir de um modelo clínico- terapêutico, frisando a atenção sobre a f alta/deficiência auditiva de seus alunos; verificou-se que, a leitura labial é a forma de comunicação mais utilizada pelos professores entrevistados; pôde-se identificar que apenas um participante possui capacitação, nível I em LIBRAS. Observou-se também que os professores utilizam várias metodologias no processo ensino-aprendizagem, privilegiando códigos visuais. Os professores destacaram que a principal dificuldade encontrada no processo ensino-aprendizagem centraliza-se na falta de capacitação. Expressaram que os alunos surdos interagem muito bem com os demais alunos ouvintes e que estes são sociáveis, bem aceitos e encarados como qualquer um dos colegas. Consideraram que tanto a capacitação profissional, como a necessidade de um intérprete, são instrumentos necessários para garantir o sucesso do aluno surdo no ensino regular. Pôde-se perceber que os alunos surdos podem se desenvolver da mesma f orma que os demais alunos considerados “normais”, no entanto, a educação formal não supre as necessidades de aprendizagem do aluno surdo, pois não oferece condições adequadas para que esse possa se desenvolver e permanecer no ambiente escolar de forma satisfatória. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Carmo Eulálio pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pessoas com necessidades especiais pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.title Concepções de professores acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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