UEPB - Repositório Digital

A inclusão do estudante com deficiência intelectual em uma escola pública no município de Guarabira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Viana, Emanoela Dayana Moreira
dc.date.accessioned 2023-03-01T14:03:07Z
dc.date.available 2023-03-01T14:03:07Z
dc.date.issued 2019-11-28
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28726
dc.description VIANA, E. D. M. A inclusão do estudante com deficiência intelectual em uma escola pública no município de Guarabira. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Os estudantes com limitações sejam elas físicas ou mentais, são antes de tudo criança como qualquer outra, com aptidão de superar suas dificuldades, ponderando que toda criança tem direito à inserção social e escolar, conforme garante a Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Contudo, para que o estudante com deficiência intelectual seja verdadeiramente incluso na escola pública, a mesma deve estar organizada e os docentes preparados para receber os estudantes, pois o docente media o processo de ensino e aprendizagem. Promover a inclusão de estudantes com deficiência acrescenta às chances desse sujeito, desde que esta seja efetiva, oportunizando uma formação que produza independência e capacidade de participação ativa na sociedade, afinal a convivência com os demais irá proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades. Com isso, objetiva-se com esse trabalho reconhecer o significado da inclusão de estudantes com deficiência intelectual em uma escola pública estadual da Paraíba, considerando a relevância da formação continuada para os docentes não pedagogos. O presente artigo seguiu o modelo de pesquisa qualitativa analítica baseada no estudo de caso, tendo como ferramenta um questionário contendo treze perguntas, aplicado para sete professores não pedagogos, sendo as informações obtidas e analisadas através das ferramentas descritivo-exploratória, estabelecendo um diálogo entre os autores que fundamentam esse estudo (1997, 1999, 2003) Montoan, (2000) Mittler e (1994, 2000, 2004) Vygotsky. Assim, conclui-se com a pesquisa, que os profissionais precisam ser capacitados para receber esses estudantes, é preciso também crer no processo de incluir, buscando alternativas que visem efetivar a mesma. Incluir ultrapassa integrar, incluir é acolher, coexistir, auxiliar na superação das limitações e fazer-se empático diante das diferenças, afinal a sociedade é composta de diferenças e, aprender a coexistir com elas, é decisivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rônia Galdino da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title A inclusão do estudante com deficiência intelectual em uma escola pública no município de Guarabira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta