Resumo:
Os eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos se tornaram um
marco nas relações internacionais, gerando uma política voltada para a "Guerra ao terror”. Os
atentados cometidos contra as Torres Gêmeas em Nova York e outras instituições
norte-americanas mobilizaram a atenção do mundo, que acompanhou o que ocorria em tempo
real. Nessa ocasião pôde-se entender o poder de influência da mídia, considerada o "quarto
poder". Esse é o contexto que baliza este trabalho, cujo objetivo geral é relacionar a
capacidade de influência da mídia na produção de realidades sociais, na forma do Efeito CNN
na construção do “11 de setembro” de 2001, como um acontecimento espetacularizado. A
pergunta que norteia esta discussão é: Como ocorreu a relação entre o “Efeito CNN” e o “11
de setembro”? Para respondê-las, recorrer-se-à ao debate presente em bibliografia pertinente
sobre o tema, no que se refere à importância do papel dos meios de comunicação de massa na
cobertura de assuntos internacionais, como o “11 de setembro” estadunidense, e o poder de
influência sobre a opinião pública mundial e as percepções internacionais sobre uma matéria.
O trabalho divide-se em três seções: a primeira como uma discussão teórica sobre as
potencialidades do poder midiático; a segunda traça um panorama geral e contextualiza a
temática quanto aos eventos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001; a terceira
traz uma discussão sobre o Efeito CNN e o comportamento da mídia que influenciou as ações
internacionais ligadas à "Guerra ao terror”. Conclui-se que a mídia ocupa uma posição
protagonista no cenário internacional, e, por meio do Efeito CNN, tem o poder de influenciar
e espetacularizar eventos internacionais, como o “11 de setembro”.
Descrição:
LIMA, T. B. R. P. O efeito CNN nas Relações Internacionais: um estudo de caso sobre o 11 de setembro. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.