dc.contributor.author |
Lima, Tamires Borges Rufino Pinheiro |
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dc.date.accessioned |
2023-03-07T17:17:50Z |
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dc.date.available |
2023-03-07T17:17:50Z |
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dc.date.issued |
2022-11-29 |
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dc.identifier.other |
CDD 327 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28740 |
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dc.description |
LIMA, T. B. R. P. O efeito CNN nas Relações Internacionais: um estudo de caso sobre o 11 de setembro. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos se tornaram um
marco nas relações internacionais, gerando uma política voltada para a "Guerra ao terror”. Os
atentados cometidos contra as Torres Gêmeas em Nova York e outras instituições
norte-americanas mobilizaram a atenção do mundo, que acompanhou o que ocorria em tempo
real. Nessa ocasião pôde-se entender o poder de influência da mídia, considerada o "quarto
poder". Esse é o contexto que baliza este trabalho, cujo objetivo geral é relacionar a
capacidade de influência da mídia na produção de realidades sociais, na forma do Efeito CNN
na construção do “11 de setembro” de 2001, como um acontecimento espetacularizado. A
pergunta que norteia esta discussão é: Como ocorreu a relação entre o “Efeito CNN” e o “11
de setembro”? Para respondê-las, recorrer-se-à ao debate presente em bibliografia pertinente
sobre o tema, no que se refere à importância do papel dos meios de comunicação de massa na
cobertura de assuntos internacionais, como o “11 de setembro” estadunidense, e o poder de
influência sobre a opinião pública mundial e as percepções internacionais sobre uma matéria.
O trabalho divide-se em três seções: a primeira como uma discussão teórica sobre as
potencialidades do poder midiático; a segunda traça um panorama geral e contextualiza a
temática quanto aos eventos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001; a terceira
traz uma discussão sobre o Efeito CNN e o comportamento da mídia que influenciou as ações
internacionais ligadas à "Guerra ao terror”. Conclui-se que a mídia ocupa uma posição
protagonista no cenário internacional, e, por meio do Efeito CNN, tem o poder de influenciar
e espetacularizar eventos internacionais, como o “11 de setembro”. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Silvia Garcia Nogueira |
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dc.subject |
Decisões políticas |
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dc.subject |
Efeito CNN |
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dc.subject |
11 de setembro |
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dc.subject |
Mídia |
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dc.title |
O efeito CNN nas Relações Internacionais: um estudo de caso sobre o 11 de setembro |
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