Resumo:
O estudo da Geografia permite a compreensão de como o ser humano interage com a natureza, constrói seu espaço entendendo como se realiza essa construção e organização da atual sociedade. Apesar da importância da disciplina nas escolas observa-se que o seu ensino se tem dado de forma limitada apenas ao espaço escolar sem levar em consideração o quanto é necessário o seu estudo para entender como se realizou o espaço geográfico e as transformações do mesmo ao longo dos anos. A pesquisa foi importante para entender como esta disciplina deve ser ministrada nos espaços escolare, revemdo desde ametodologia do ensino de Geografia até od dias atuais dentro da perspectivs da BNCC. O objetivo deste trabalho é: Compreender como a atuação metodológica do professor de Geografia em relação ao processo de aprendizagem segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O procedimento metodológico para realização deste trabalho de caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, onde foram realizadas pesquisas destacando autores que abordavam o tema estudado e contribuíram para compreensão deste artigo, bem como os documentos oficiais que da educação, como exemplo a BNCC. Este estudo pode proporcionar aos estudantes, professores e a quem se interessa pelos assuntos abordados pela geografia a adquirir um melhor entendimento sobre a mesma, assim, entender que estão inseridos em um cenário político e econômico dentro de uma sociedade cada vez mais integrada nos diversos setores, seja social, seja ambiental, mas que fazem parte, direta, da relação homem e natureza, em sua contínua transformação, tempo e espaço, do mundo.
Descrição:
BARBOSA, A. C. D.A atuação metodológica do professor de Geografia em relação ao processo de aprendizagem segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.