Resumo:
Frente a um corrente discurso psicanalítico do corpo travesti aproximado da
perversão, este trabalho amplia a reflexão sobre esse corpo para além dodiscurso perverso, trazendo ao debate a questão da histeria. É discutida entãoa posição do corpo travesti frente à histeria e a perversão, investigando o quediz a Psicanálise sobre a busca incessante do travesti ao corpo feminino. Otema ganha relevância acadêmica, já que os investimentos no campo daPsicanálise, de uma forma específica sobre o sujeito travesti ainda sãoescassos. Com o objetivo de investigar o corpo travesti à luz da Psicanálise, foutilizado o filme “Tudo sobre minha mãe”, do espanhol Pedro Almodóvar, parapensar através dos discursos da produção cinematográfica, quando estes se
aproximam da questão histérica ou do discurso perverso. O primeiro capítulofaz um breve resgate histórico sobre questões gerais da sexualidade humanaO segundo capítulo se propõe a uma discussão psicanalítica da sexualidadeinfantil e sua repercussão na vida adulta. O terceiro capítulo questiona o que aPsicanálise pode contribuir para a discussão do corpo travesti. Feito esse iniciapercurso teórico, o quarto capítulo analisa recortes do filme fazendo relaçãocom a teoria apresentada provocando reflexões sobre o corpo travesti dianteda questão histérica, e/ou do discurso perverso. Do lado da perversão, otravesti aparece como aquele que se propõe a complementar o Outro, o Outrocastrado. E na histeria, as possibilidades desse sujeito se colocar enquantocena, aparecendo diante do Outro como objeto de desejo.
Descrição:
VASCONCELOS, T. M. “Damas de paus”: o corpo travesti entre a histeria e a perversão. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.