Resumo:
O presente trabalho tem como temática a cultura afro-brasileira na escola pública. A partir do tratamento das questões do racismo e os processos de discriminação, problematizou-se o desenvolvimento sociocultural do Brasil, discutimos a questão da diferença e do multiculturalismo na educação, no intuito de se compreender as perspectivas que podem auxiliar no processo educativo e de valorização e/ou aceitação do diferente. Em um país em que predomina uma diversidade cultural, partiu-se de uma breve historiação da organização socialfocada na contribuição do negro, tratou-se sobre a educação pública e o Sistema Nacional de Educação, tendo como marco normativo a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96, Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08, bem como as observações realizadas em pesquisa como docentes e discentes do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, Santa Rita, Paraíba. Ao final foram apresentados os relatos de experiências de docentes, relacionados à vivência em sala de aula, sobre o tratamento do tema em questão, concluindo pela necessidade de valorização do direito à diversidade cultural com foco na valorização da cultura afro-brasileira em escolas públicas e pela disparidade existente entre o âmbito legislativo-normativo, nacional e internacional, e aplicação no cotidiano da educação pública formal brasileira
Descrição:
ALVES, Carlos Roberto Albuquerque. A cultura afro-brasileira e o ensino nas escolas públicas. 2014. 28f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.