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Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19

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dc.contributor.author Soares, Vanda dos Santos
dc.date.accessioned 2023-03-24T17:08:26Z
dc.date.available 2023-03-24T17:08:26Z
dc.date.issued 2022-12-15
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28821
dc.description SOARES, V. dos S. Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Diante das dificuldades impostas pela Covid-19, dentre elas o isolamento social, as instituições, de modo geral, a exemplo da escola e da universidade, procuraram estratégias para continuar suas atividades e, as aulas remotas se configuraram enquanto uma destas estratégias. Assim, na UEPB, no Curso de Letras do Campus III, o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, seguiu essa tendência. Nesse sentido, este trabalho objetivou apresentar e discutir algumas experiências didáticas (a partir dos gêneros textuais) realizadas durante o Estágio Supervisionado II, no contexto da pandemia de Covid-19. E para fundamentar esta pesquisa alguns pressupostos teóricos foram importantes: Pimenta e Lima (2012) e Zabalza (2014), no tocante ao Estágio Supervisionado; sobre o estudo dos Gêneros Textuais/Discursivos os estudos de Marcuschi (2010), Paula (2011), PCNs (1998) e BNCC. E no viés das práticas de linguagem e sequências didáticas os estudos de Antunes (2003), Alves (2013), Rouxel (2013), Galvão (2018) e Paiva (2010). Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, documental e pesquisa-ação. O objeto desta pesquisa foram as práticas de linguagem e o corpus da pesquisa foi o Relatório de Estágio Supervisionado II. Os resultados apontaram para a possibilidade de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mesmo em tempos adversos. E que o uso da tecnologia permitiu que as práticas de linguagem (leitura, produção de texto, gramática e oralidade) utilizadas durante as aulas na pandemia seguissem, com algumas diferenças e dificuldades, as práticas do modelo presencial de ensino de LP. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas de linguagem pt_BR
dc.subject Ensino de LP pt_BR
dc.subject Estágio de Língua Portuguesa II pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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