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Diante das dificuldades impostas pela Covid-19, dentre elas o isolamento social, as instituições,
de modo geral, a exemplo da escola e da universidade, procuraram estratégias para continuar
suas atividades e, as aulas remotas se configuraram enquanto uma destas estratégias. Assim, na
UEPB, no Curso de Letras do Campus III, o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa,
seguiu essa tendência. Nesse sentido, este trabalho objetivou apresentar e discutir algumas
experiências didáticas (a partir dos gêneros textuais) realizadas durante o Estágio
Supervisionado II, no contexto da pandemia de Covid-19. E para fundamentar esta pesquisa
alguns pressupostos teóricos foram importantes: Pimenta e Lima (2012) e Zabalza (2014), no
tocante ao Estágio Supervisionado; sobre o estudo dos Gêneros Textuais/Discursivos os estudos
de Marcuschi (2010), Paula (2011), PCNs (1998) e BNCC. E no viés das práticas de linguagem
e sequências didáticas os estudos de Antunes (2003), Alves (2013), Rouxel (2013), Galvão
(2018) e Paiva (2010). Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa,
documental e pesquisa-ação. O objeto desta pesquisa foram as práticas de linguagem e o corpus
da pesquisa foi o Relatório de Estágio Supervisionado II. Os resultados apontaram para a
possibilidade de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mesmo em tempos adversos.
E que o uso da tecnologia permitiu que as práticas de linguagem (leitura, produção de texto,
gramática e oralidade) utilizadas durante as aulas na pandemia seguissem, com algumas
diferenças e dificuldades, as práticas do modelo presencial de ensino de LP. |
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