Resumo:
Este trabalho promove reflexões sobre ferramentas para identificar sinais de falhas em in-
gressantes de cursos Técnicos e Superiores nas disciplinas Introdutórias de Programação
(CS1). O intuito é sistematizar um teste feito em papel-e-lápis e, analisar a sua usabi-
lidade durante o processo de mensuração das habilidades cognitivas preditoras em CS1.
Para tanto, concebemos/desenvolvemos o Screening Programming com base em um banco
de itens calibrados; elaboramos e aplicamos um Survey aos estudantes em um CS1 com
o objetivo de avaliar dimensões da usabilidade com base nos comentários e observações
feitas pelos usuários em relação a sua aplicação, a fim de determinar as vantagens e limi-
tações. A principal contribuição desta pesquisa foi a sistematização de um instrumento
em papel-e-lápis e análise da sua usabilidade, permitindo assim, o desenvolvimento de um
produto agradável a seus usuários e que possa avaliar as habilidades preditoras de progra-
mação de uma forma mais confiável. Os resultados apontaram que o sistema apresenta
uma diferença significativa entre os usuários que se agradaram durante a sua aplicação,
como apontam os dados para as métricas: “utilidade”, “facilidade de usar”, “facilidade
de aprender” e “satisfação”. O que dá fortes indicativos que os usuários obtiveram uma
empatia pelo rastreamento/evolução das habilidades preditoras de programação feito por
meio de uma versão informatizada. Ressaltamos ainda, que os resultados alcançados nesta
pesquisa se aplicam apenas para a realidade dos usuários da área em estudo e não podem
ser generalizados
Descrição:
ANDRADE, Pedro Henrique de. Análise da usabilidade de um sistema web na mensuração de habilidades cognitivas preditoras em novatos em programação. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.