Resumo:
A psicologia assumiu, historicamente, práticas positivistas em meio ao campo prisional, muitas vezes se propondo à aplicação de instrumentos de avaliação psicológica e contribuindo com a manutenção do controle de corpos. Paradoxalmente, percebem-se movimentos propostos por uma psicologia crítica que busca compreender as relações de saber/poder intrínsecas ao funcionamento da instituição carcerária, problematizando seus aspectos ressocializadores alinhados a uma prática que busca fundamentalmente a garantia de direitos mesmo em espaços de privação de liberdade. Nesse sentido, o presente estudo qualitativo utiliza-se de entrevistas semiestruturadas realizadas através da plataforma Google Meet devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19. Como amostra, apresenta um grupo composto por três docentes atuantes numa Penitenciária Estadual, com o objetivo de mapear, identificar e compreender as relações de poder intramuros e seus aspectos psicológicos relacionados à prática docente utilizando as contribuições de autores da Psicologia Institucional e do Trabalho para análise e problematização da atuação pedagógica como garantidora de direitos dentro da realidade carcerária.
Descrição:
VIEIRA,Maria Clara Dantas. Percepções de docentes da educação em prisões sobre as relações de poder e o trabalho docente. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.