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A COVID-19 doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2 se tornou um problema de saúde pública e global, em virtude da sua diversidade e gravidade de sintomas. Apesar das repercussões desta doença afetarem principalmente o sistema respiratório, os surtos de doenças infecciosas podem impactar negativamente a saúde mental dos indivíduos, levando ao desenvolvimento de ansiedade, sintomas depressivos e Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TSPT). Além disso, mesmo após curados, os indivíduos podem apresentar alguns sintomas residuais, como: tosse e falta de ar. Acredita-se que tais repercussões derivadas da COVID-19 possam causar importantes alterações nas condições de vida dos acometidos e impactar negativamente a sua qualidade de vida. Esta pesquisa objetivou analisar o impacto da COVID-19 na qualidade de vida dos estudantes da área de saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e analítico, transversal, onde os participantes foram recrutados por meio de divulgação eletrônica e responderam a um questionário virtual, contendo questões sobre aspectos sociodemográficos, hábitos de vida e COVID-19, além dos questionários Short-Form Health Survey (SF-36) e Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form (DASS-21). Participaram deste estudo 70 estudantes que testaram positivo para a COVID-19, com idade entre 18 e 31 anos, dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Psicologia. Constatou-se que o menor impacto ocorreu no domínio de Capacidade Funcional, avaliado pelo SF36, os maiores comprometimentos foram vistos nos domínios de Limitação por Aspectos Físicos e Vitalidade. Os resultados sugerem que a maior parte da população estudada apresenta sintomas de Estresse variando do leve ao severo e dados significativos para sintomas de Ansiedade e Depressão, avaliados pela DASS-21. Foi realizada correlação de Spearman entre os domínios da SF-36 e a pontuação da DASS-21 para cada subescala, os valores significantes deram correlações negativas e indicam que quanto maior o nível de qualidade de vida menor o escore na DASS-21. Conclui-se que a COVID-19 impactou negativamente a qualidade de vida dos estudantes, principalmente em relação aos domínios físicos. Além disso, observou-se a presença de sintomas importantes de transtornos psicológicos, após a Covid-19. Enfatiza-se a importância desse estudo, fornecendo informações relevantes sobre as condições atuais de saúde e perspectivas futuras, uma vez que a longo prazo o impacto nesses domínios pode influenciar no desempenho profissional dos universitários. |
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