Resumo:
Este trabalho promove reflexões sobre os desafios, propostas e possíveis soluções que envolvem
as dificuldades de ingressantes em cursos Técnicos e Superiores nas disciplinas Introdutórias de
Programação (CS1). O intuito é melhorar a capacidade de triagem de novatos em programação
para identificar sinais de falhas e evasão antes mesmo deles iniciarem um CS1. Para tanto,
identificamos as habilidades preditoras de programação; desenvolvemos itens que contemplem
estes indicadores; e por fim, calibramos o banco de itens por meio da Teoria de Resposta ao
Item em termos de informações que os itens fornecem a respeito do constructo psicológico
específico avaliado. A principal contribuição desta pesquisa foi a construção de um instrumento
com itens que permitissem levantar indícios de falhas em um CS1, proporcionando assim, o
professor traçar estratégias que contribuam para o desenvolvimento do discente previamente.
Como resultados, os itens que desenvolvemos apresentam uma boa análise de conteúdo, boas
propriedades psicométricas e os instrumentos apresentam boa confiabilidade em avaliações
profissionais.
Descrição:
DANTAS, Danilo Medeiros. Análise da confiabilidade de um instrumento na mensuração de habilidades cognitivas preditoras em novatos em programação. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023.