Resumo:
O presente trabalho teve como tema de pesquisa conhecer quais são os desafios do gestor
escolar na sua função de diretor, objetivando definir os principais problemas enfrentados
diariamente e que muitas vezes interferem no trabalho desse profissional. Foi utilizada como
metodologia o Estudo de caso na EEEF Chagas Soares no município de Itaporanga/PB, onde
foram envolvidas a Direção e a Coordenação. Para o gestor escolar, são muitos os desafios e
compromissos a enfrentar, tendo em vista a diversidade cultural e curricular e até mesmo a
diversidade tecnológica que vive em constante transformação. A pesquisa contou também
com a participação quando necessária de alguns pais e funcionários, sendo utilizados também
vários documentos da escola, pesquisas na internet e alguns referenciais bibliográficos que
definem a função de um gestor em uma escola pública, bem como uma gestão democrática e
participativa. Através desse caso específico, pôde-se concluir que ainda há um longo caminho
a ser percorrido e que são muitos os problemas e dificuldades existentes em uma escola
pública, em sua rotina, a exemplos da evasão escolar, da falta de participação dos pais junto à
escola, da falta de conhecimentos administrativos por quase todos os funcionários da escola,
desistência dos alunos e também a questão política que infelizmente ainda está presente na
educação.
Descrição:
LEMOS, A. de S. Desafios e dificuldades do gestor público escolar: o caso da EEEF Chagas Soares no município de Itaporanga/PB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.