Resumo:
A pesquisa em tela objetiva analisar, a partir da perspectiva dos integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade da UEPB, se tal projeto, de fato, cumpriu o papel de promover a prática da Educação Interprofissional (EIP) no processo de reorientação da formação profissional em saúde. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo transversal, observacional, tendo como população os participantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade UEPB. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado e autoaplicável, composto por três blocos de questões de múltipla escolha; e a análise dos mesmos se deu pelo software IBM SPSS Statistics versão 25.0, em que foram calculadas as frequências absolutas e relativas de todas as variáveis estudadas. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UEPB, tendo como número do CAAE: 48017221.5.0000.5187. Os resultados revelam que o projeto posto em análise trouxe contribuições no processo de reformas do ensino em saúde a partir da prática da EIP por meio de vivências que trabalharam de forma intencional temáticas, como: práticas colaborativas, competências colaborativas em saúde e aprendizagem compartilhada. Percebeu-se que a temática da Educação Permanente Saúde (EPS), também trabalhada e promovida pela EIP, foi um ponto destacado como fragilidade do projeto e se notou a necessidade das demais edições do programa estimularem estratégias de EPS procurando intensificar a qualificação da força do trabalho em saúde. Considera-se que o PET-Saúde/Interprofissionalidade contribuiu na construção de um novo olhar para a formação e cuidado em saúde e que o projeto 71 fomentou o desenvolvimento e fortalecimento da EIP na UEPB.
Descrição:
BRITO, Lilian Nadja Silva. O PET-Saúde/Interprofissionalidade-UEPB e suas contribuições no processo de reorientação do ensino em saúde. 2022. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.