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O medo odontológico sob a perspectiva dos usuários do Twitter®: um estudo infodemiológico

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dc.contributor.author Soares, Maria Carolina Valdivino
dc.date.accessioned 2023-04-05T11:50:00Z
dc.date.available 2023-04-05T11:50:00Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.other CDD 617.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28889
dc.description SOARES, Maria Carolina Valdivino. O medo odontológico sob a perspectiva dos usuários do Twitter®: um estudo infodemiológico. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa objetivou avaliar as postagens do Twitter® relacionadas às características das experiências de medo odontológico vivenciadas pelos usuários brasileiros. Realizou-se um estudo infodemiológico transversal, por meio da coleta de informações no banco de dados do Twitter®. Na função “Pesquisa Avançada”, utilizando-se o termo “medo dentista”, foram identificados 16.925 tweets, publicados em português brasileiro, entre Janeiro e Dezembro de 2021. Após aplicar os critérios de elegibilidade, foram selecionados 3.828 tweets, os quais foram agrupados em 8 categorias distintas, segundo o contexto relacionado ao medo (Consulta, Profissional, Paciente, Dor, Enfrentamento/Superação, Necessidade de Intervenção, Procedimento e Término do Tratamento). Além disso, a menção a outros sentimentos (ansiedade e/ou fobia) foi registrada. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e inferencial (Teste Qui-Quadrado de Pearson), também sendo construída uma nuvem de palavras no site WordClouds.com. Usuárias do gênero feminino foram responsáveis pela publicação de grande parte dos tweets avaliados (81,3%). Houve um predomínio de mensagens veiculadas no 1º semestre de 2021 (59,2%), com ênfase no mês de março. O bloco Sudeste-Sul reuniu aproximadamente 70% das postagens e o turno da tarde foi aquele de maior destaque (38,9%). Verificou-se que 74,3% das contas apresentavam um número de seguidores igual ou inferior a 1.000. A realização de procedimentos odontológicos da área cirúrgica foi mencionada como o principal motivo desencadeador de medo e os termos “dentista”, “medo”, “vou”, “tirar”, “ter”, “dente” e “siso” foram frequentemente empregados. Na análise bivariada, a categoria “Enfrentamento/Superação” apresentou associação com o gênero (p = 0,019), enquanto as categorias “Consulta” e “Paciente” foram associadas aos semestres de 2021 (p < 0,001). Em um reduzido número de posts (2,5%), os sentimentos de ansiedade odontológica e/ou de odontofobia foram mencionados. A análise das postagens do Twitter® revelou que o medo pode ser desencadeado por distintas situações vivenciadas no contexto odontológico, sobretudo por aquelas decorrentes da realização de procedimentos cirúrgicos, com as palavras “tirar”, “dente” e “siso” sendo amplamente empregadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Alidianne Fábia Cabral Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Odontologia pt_BR
dc.subject Tratamento odontológico pt_BR
dc.subject Uso da internet pt_BR
dc.subject Mídias sociais pt_BR
dc.subject Ansiedade odontológica pt_BR
dc.title O medo odontológico sob a perspectiva dos usuários do Twitter®: um estudo infodemiológico pt_BR
dc.type Other pt_BR


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