Resumo:
A aplicação desenvolvida para a Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba
(SEFAZ) tem como objetivo auxiliar os fiscais no processo de fiscalização tributária
das diversas empresas que possuem sede localizada no estado da Paraíba. O
principal objetivo da aplicação é reunir todos os dados necessários para que os fiscais
possam fazer suas análises em um único ambiente. Além disso, a ferramenta
desenvolvida trabalha reunindo as informações de notas fiscais de produto eletrônico
(NF-e) e notas fiscais do consumidor eletrônicas (NFC-e) que estão dissipadas em
bases de dados diferentes. O projeto utiliza uma estratégia baseada no conceito de
extração, transformação e carga (ETL). Inicialmente, é feito uma extração dos dados
que serão utilizados na fiscalização, posteriormente são realizadas algumas
transformações nos dados com intuito de simplificar a leitura. Na fase final os dados
são carregados em uma base de dados onde os usuários finais irão realizar consultas
e a análise dos dados. As ferramentas utilizadas para realização das diversas
atividades no projeto foram: SQL Server Integration Service (SSIS) para construção
do projeto de integração dos dados; banco de dados SQL Server para
armazenamento dos dados; linguagem SQL para consulta e manipulação dos dados.
Descrição:
SALES, Rodrigues de Sales. de. Implantação e manutenção do sistema de análise fiscal para Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.