Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar o ensino de Geografia nas
séries iniciais do Ensino Fundamental, particularmente as turmas de 4º e 5º ano da Escola de
Ensino Fundamental Serafina Ribeiro. A escola localiza-se na cidade de Gurinhém, no agreste
paraibano. Inicialmente partimos do resgate histórico da redemocratização do ensino de
Geografia nas séries iniciais no Brasil, com a aprovação do decreto lei da nova LDB (Lei de
Diretrizes e Bases) nº 9394/96, que se tornou obrigatória no currículo escolar o ensino de
Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é compreender como se
desenvolveu esse processo. Para tanto, entrevistamos os professores da escola, através do
trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a
utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas
mais atraentes e motivadoras. Buscamos refletir, também, como a teoria tem sido trabalhada
na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de
diferentes linguagens nas aulas de geografia e propomos neste trabalho algumas sugestões
com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina
do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se
preocupem com seu espaço e o transforma.
Descrição:
SANTOS, Simone Rodrigues dos. Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.