UEPB - Repositório Digital

Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Simone Rodrigues dos
dc.date.accessioned 2014-02-10T16:10:33Z
dc.date.available 2014-02-10T16:10:33Z
dc.date.issued 2014-02-10
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2891
dc.description SANTOS, Simone Rodrigues dos. Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, particularmente as turmas de 4º e 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro. A escola localiza-se na cidade de Gurinhém, no agreste paraibano. Inicialmente partimos do resgate histórico da redemocratização do ensino de Geografia nas séries iniciais no Brasil, com a aprovação do decreto lei da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9394/96, que se tornou obrigatória no currículo escolar o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é compreender como se desenvolveu esse processo. Para tanto, entrevistamos os professores da escola, através do trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras. Buscamos refletir, também, como a teoria tem sido trabalhada na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de geografia e propomos neste trabalho algumas sugestões com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se preocupem com seu espaço e o transforma. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Geografia pt_BR
dc.subject Séries iniciais pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta