UEPB - Repositório Digital

Percepções de discentes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre a herpetofauna e avifauna paraibana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bernardo, Mateus Lima
dc.date.accessioned 2023-04-20T10:59:44Z
dc.date.available 2023-04-20T10:59:44Z
dc.date.issued 2022-03-24
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28928
dc.description BERNARDO, Mateus Lima. Percepções de discentes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre a herpetofauna e avifauna paraibana. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A relação entre as sociedades humanas e a fauna local, historicamente, envolve atividades relativas à alimentação, cerimônias religiosas e tratamentos médicos, suscitando mitos, lendas e crenças que geram emoções positivas e negativas em relação a esses animais. Estes conhecimentos populares podem gerar comportamentos anticonservacionistas de determinadas espécies vistas como nocivas. Uma vez que se espera que as pessoas formadas em Ciências Biológicas atuem em prol da conservação destes animais, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar as percepções discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual da Paraíba em relação aos grupos Squamata, Testudines, Dinossauria, Amphibia e Neornithes, a fim de identificar se prevalecem visões mais ou menos informadas em relação ao conhecimento científico. Nesse sentido, utilizamos pressupostos teóricos do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) como referencial teórico para nortear todo o processo de investigação, principalmente no que diz respeito a importância dos conhecimentos pré-instrucionais dos estudantes para entendimento dos diferentes contextos envolvidos na pesquisa. O percurso metodológico foi dividido em quatro fases: Levantamento bibliográfico (I); construção do instrumento de coleta de dados (II) e aplicação prática do questionário ao público-alvo (III). Os dados de percepção foram coletados a partir de questionário estruturado com escala likert, em 2019, com 217 respondentes e analisados através de testes utilizando a escala likert como método de referência estatístico. Nossa pesquisa sugere que não há diferenças significativas entre as visões dos discentes em relação as da população paraibana, indicando visões pouco informadas da ciência com predominância de mitos, lendas e crenças sobre os animais locais. Estes resultados se constituem em um importante conjunto de dados para o planejamento e desenvolvimento de ações educacionais com este público-alvo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa Dra. Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelo Reconstrução Educacional pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Fauna paraibana pt_BR
dc.subject Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Percepções de discentes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre a herpetofauna e avifauna paraibana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta