dc.contributor.author |
Silva, Isaque Cesar Borba da |
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dc.date.accessioned |
2023-04-20T11:05:34Z |
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dc.date.available |
2023-04-20T11:05:34Z |
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dc.date.issued |
2022-12-09 |
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dc.identifier.other |
CDD 370.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28929 |
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dc.description |
SILVA. Isaque Cesar Borba da. O processo de design de sequências didáticas: investigando evidências da mobilização das características do modelo de reconstrução educacional na construção e implementação de um curso de formação remoto. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Embora haja diferentes referenciais teóricos e metodológicos para apoiar o processo de design de Sequências Didáticas (SD), pesquisas apontam que esses referenciais são pouco conhecidos por professores em formação. O que resulta na formação de uma lacuna educacional, já que grande parte deste público de professores, não possuem contato com estes referenciais, e assim não exercerão o conhecimento destes, em futuras construções de intervenções educacionais. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo geral investigar evidências da mobilização das características do Modelo de Reconstrução Educacional na construção e implementação de um curso de formação com o potencial de orientar professores de biologia em formação inicial no processo de design de sequências didáticas. Trata-se de uma Pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada teórica e metodologicamente no Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), desenvolvida a partir de três etapas: (1) planejamento do curso de formação; (2) implementação do curso em uma turma piloto com coleta de dados e (3) análise de dados. Desse modo, a partir das investigações encontramos diversas estratégias de mobilização dos aspectos teóricos e metodológicos do MRE no plano da SD, tais como atividades que possibilitaram a participação ativa dos estudantes no decorrer do curso, com espaço para desenvolvimento de sua autonomia e expressão de suas falas; e a proposição de momentos dentro dos encontros em que a professora promovesse interação entre o conteúdo pedagógico do curso e os participantes. A análise das narrativas autobiográficas ajudou a compreender que a maior parte das características do MRE foram mobilizadas também na implementação do curso, o que pode ser uma evidência de que o que o foi proposto alcançou o seu objetivo. Por fim, embora este trabalho não tenha se comprometido em validar a SD do curso, o esforço em desenvolvê-lo reuniu dados que apontam que ele tem o potencial de promover um ambiente frutífero de ensino e aprendizagem sobre sequências didáticas. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Intervenção Educacional |
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dc.subject |
Design Research |
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dc.subject |
Formação de Professores |
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dc.title |
O processo de design de sequências didáticas: investigando evidências da mobilização das características do modelo de reconstrução educacional na construção e implementação de um curso de formação remoto |
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dc.type |
Other |
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