Resumo:
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores o qual objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Sabendo disto, o presente estudo tem como objetivo central compreender as contribuições do PRP para a formação inicial dos professores de geografia, especialmente, alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, PB. Esta é uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, onde as fases se constituíram em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, o qual, foi elaborado na plataforma do Google Forms e disponibilizado aos voluntários pelo WhatsApp. A partir deste os residentes puderam expressar suas respectivas visões a respeito da importância do PRP nos seus processos formativos, principalmente em relação a parceria entre Universidade e Escola que proporciona a inserção dos licenciandos no contexto escolar possibilitando que eles possam compreender a realidade da futura profissão. Em detrimento da Covid – 19 e, por conseguinte do Ensino Remoto Emergencial o estudo revela algumas limitações. No entanto, pode-se concluir que tais experiências vivenciadas proporcionaram aos residentes a chance de desenvolver suas capacidades reflexivas, além de se descobrirem enquanto profissional.
Descrição:
FARIAS, R. A. O Programa Residência Pedagógica e a formação de professores: um estudo realizado no subprojeto de Geografia/UEPB. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.