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A pandemia da COVID-19 trouxe diversos impactos no setor educacinal, sendo estes também percebidos no processo de formação profissional, por meio do desenvolvimento dos Estágios Supervisionados, os quais tiveram sua dinâmica modificada no sentido de se adequar ao contexto do ensino remoto, modalidade adotada por muitas escolas para a continuidade de suas atividades educacionais, e com isso, minimização dos prejuízos no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivos analisar e refletir sobre o Estágio Supervisionado no período da pandemia de Covid-19, apresentando como se configurou o ensino de Geografia em tempos de pandemia, além de relatar sobre as implicações da Covid-19 no processo educativo por meio de reflexões sobre as dificuldades encontradas pelo desenvolvimento do Estágio Supervisionado durante a pandemia. Desse modo, esta pesquisa configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, a qual fez uso, como procedimentos técnicos, da pesquisa bibliográfica e participante, sendo os dados analisados de forma qualitativa. Neste trabalho, foram consideradas as experiências vivenciadas de forma remota no Estágio Supervisionado II, tendo como campo de pesquisa as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da E. M. E. F. Antônio Vital do Rêgo na cidade de Queimadas-PB. Dessa forma, sentimos uma inquietação no que tange à preocupação com a qualidade dos profissionais que estão sendo preparados através da formação inicial de professores neste período, e entendemos que foi imperativo que se buscasse novas reflexões sobre este tema, e como esse processo seria viabilizado na pandemia, se fez indispensável. Observou-se que, apesar da introdução do ensino remoto por meio das tecnológias da informação e comunicação, o processo de ensino se mostrou limitado, quer seja pela ausência dos alunos a estes equipamentos, pela falta de domínio dos professores com os recursos adotados ou mesmo pelo desinteresse dos alunos, quanto à formação do futuro profissional, ressalta-se que a ausência de interação do estagiário para com o seu futuro ambiente de trabalho apresentou-se como um dificultador, principalmente no que tange a relação professor-aluno, o que ressalta a importância do estágio para a formação do futuro professor de Geografia. |
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